
O boletim da Escola Bíblica Dominical de 02 de agosto de 2026 aborda o tema do arrependimento e da fé como fundamentos da conversão. A palavra grega para arrependimento é metanoia, que significa mudança de mente, de entendimento, de mentalidade e de direção. Ao crer no Senhor Jesus, o homem toma uma direção oposta àquela que seguia, e essa transformação completa é chamada de conversão ou arrependimento. A salvação está diretamente ligada a essa mudança de vida, representada pelo batismo, onde simbolicamente morre o velho homem e surge o novo homem, criação de Deus.
O estudo também destaca a palavra grega pistis, que significa simultaneamente fé e fidelidade. Quando a verdadeira fé em Jesus penetra no coração, passamos a desejar viver como servos fiéis. O boletim alerta para uma falha grave: enfatizar apenas a salvação pela fé, omitindo o ensino sobre o arrependimento e a conversão. O resultado são “crentes” que se comportam de forma indigna — mentirosos, enganadores e desonestos — pois uma boa árvore não pode dar maus frutos. A mudança interior dos pensamentos e sentimentos exige uma operação do Espírito Santo, tanto no novo nascimento quanto ao longo da vida em santificação.
O Espírito Santo é essencial nesse processo: Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, movendo-o ao arrependimento e à confiança em Jesus para ser justificado pela fé. As bênçãos das bem-aventuranças são resultado dessa operação do Espírito em nossas vidas. A mensagem conclama à responsabilidade de vigiar e orar, guardando o coração, e à decisão de produzir frutos dignos de arrependimento — o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Continue lendo
Publicações relacionadas

Os Discursos do Senhor Jesus: Jesus como Mestre
Neste sermão de João 6, o Senhor Jesus ensina à multidão que O buscava — atraída pelos sinais e pela satisfação momentânea do pão multiplicado — a diferença entre o que perece e o que permanece para a vida eterna. Ao dizer “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a

Os Discursos do Senhor Jesus: O Testemunho do Pai acerca de Jesus
Neste estudo, que conclui a análise do capítulo 5 do Evangelho de João, o Senhor Jesus nos ensina que, como homem, dependia inteiramente do Pai para realizar Sua missão: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas

Os Discursos do Senhor Jesus: A Dependência do Pai
Neste estudo, vemos o Senhor Jesus curando um enfermo em um dia de sábado. Os líderes religiosos judeus, que interpretavam a Lei apenas pela aparência, acusaram Jesus de quebrantar o sábado e de se fazer igual a Deus. Porém, o Senhor lhes respondeu: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17), ensinando
