EBD

APRESENTAÇÃO

Ciência e Fé compreende uma área de conhecimento de valor científico, histórico e profético, que apresenta um olhar pluridisciplinar sobre o universo, a vida e o homem nas suas naturezas material e espiritual.

O Grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata teve seu início em fevereiro de 2018 e desde então tem atuado em aulas nos seminários da igreja bem como na produção de vários artigos e matérias sobre o tema. Tais publicações têm sido objeto de veiculação por revistas de grande circulação nacional e outros meios de comunicação da igreja como o site institucional, canal no youtube, rádio e tv web maanaim.

Cientes de que a ciência não define a fé, a Igreja Cristã Maranata tem a preocupação de explicar, com mais clareza, este assunto que tem sido alvo de vários trabalhos de natureza intelectual, grande parte deles visando apresentar um paralelo científico e profético para os diversos temas atuais.

Enquanto a ciência é uma forma sistematizada de se interpretar a realidade, tendo como base a razão, a fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem, segundo a definição bíblica (Hebreus 11:1).

OS OBJETIVOS DO TRABALHO

Conforme citação do Pastor Gedelti Gueiros, este trabalho tem como objetivo:  “[...]  mostrar aos nossos irmãos, à Igreja Fiel, a diferença fundamental, ou seja, as grandes diferenças que existem entre Ciência e Fé.” 

Com a delimitação do tema, “[...] sabendo identificar os dois campos, o da ciência e o campo da fé [...]” (GUEIROS, 2020, p.18), tem-se ainda, como objetivos específicos, os seguintes itens:

  • Propor à sociedade uma visão nova e bíblica sobre temas atuais em ciência. A ciência procura usar os mecanismos da razão para o entendimento da criação. Já o estudo da Fé utiliza da doutrina bíblica do Espírito Santo, com o objetivo de conhecer melhor o Criador.
  • Delimitar as áreas adequadas de uso da Ciência e da Fé, procurando a sinergia entre as duas áreas para alavancar seus entendimentos.
  • Utilizar as ferramentas da ciência para despertar a sociedade quanto ao objetivo de Deus para a alma de cada um, que se resume em uma experiência particular com Deus.
  • Apresentar uma compreensão mais profunda da Natureza e da Bíblia, por meio de uma interação sinérgica entre Ciência e Fé, sem incorrer no risco de materializar a fé ou espiritualizar a ciência.
  • Auxiliar a formação de obreiros e professores de Escola Bíblica Dominical, dando-lhes o subsídio bíblico para lidar com as mais diversas questões que, naturalmente, emergem no campo da ciência.
  • Oferecer aos jovens a possibilidade e segurança quanto ao desenvolvimento de suas carreiras em consonância com a Fé.
  • Colocar as coisas em seu devido lugar com base na solidez da doutrina bíblica e através da ação do Espírito Santo.

 

A CIÊNCIA E O ENSINO BÍBLICO

A ciência pode contribuir como uma ferramenta facilitadora do ensino bíblico, assim como as parábolas, as figuras e as alegorias utilizadas na Palavra de Deus não substituindo, nem concorrendo com a essência do ensino doutrinário, que está além da letra e fundamentado na fé. Neste sentido, espera-se que este grupo de trabalho, dentro da área Ciência e Fé, contribua para esse fim, tendo em vista as possibilidades tanto de delimitar quanto diferenciar os campos de atuação da Ciência e da Fé.

Assim, este trabalho não visa se opor ou contrapor a qualquer tipo de ciência, pois, sabe-se que a ciência, em seus ramos, é indispensável ao homem, mas, por outro lado, mostrar que a ciência, por mais extraordinária que seja, não pode permitir que o homem transcenda para a eternidade com Deus a qual só se alcança pela fé. A propósito,

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:3


ARTIGOS